TRATAMENTOS | Endocrinopediatria 

OBESIDADE INFANTIL
O tratamento da Obesidade Infantil no SPAço Criança

O SPAço Criança é um espaço destinado ao tratamento multidisciplinar da obesidade infantil. O programa é composto de consultas com Endocrinopediatra, Nutricionista e Psicólogo, pensando no componente multifatorial da obesidade (distúrbios endócrinos, nutricionais e emocionais). Todo esse tratamento/seguimento é feito visando à diminuição das complicações dessa patologia (alterações do colesterol e triglicerídeos, hipertensão e diabetes) que está se tornando cada dia mais comum entre os pequenos pacientes.

DIABETES MELLITUS
O que é Diabetes?

O Diabetes é uma doença que afeta o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Ocorre por diminuição ou ausência da produção ou da ação da insulina, causando um defeito na utilização da glicose e, assim, tem como principal manifestação à hiperglicemia (glicemia de jejum maior que 126). O diabetes pode ser principalmente: do tipo 1, de causa autoimune, que ocorre principalmente na infância e tem sintomas como emagrecimento, apesar do aumento do apetite, aumento da sede e da quantidade de urina e é tratado com insulina; ou do tipo 2, antigamente conhecido como diabete do adulto, mas que vem ocorrendo em idades mais precoces, pelo aumento da obesidade infantil. Geralmente não apresenta sintomas, mas apresenta as mesmas complicações futuras do diabetes tipo 1. Inicialmente o tratamento é feito através de dieta, mudança de hábitos e em alguns casos, medicações orais. Para diagnóstico do diabetes nas crianças com sintomas, é feita uma dosagem de glicemia de jejum e, naquelas obesas, mesmo sem sintomas a dosagem de glicemia e de insulinemia deve ser feita periodicamente.

ALTERAÇÃO DO CRESCIMENTO
A altura do meu filho está adequada?

As alterações do crescimento podem trazer consequências psicossociais importantes aos pacientes e suas famílias. Em nossa sociedade, os "diferentes", seja para mais ou menos, são sempre motivo de apelido, piadas... Por isso, quando houver dúvidas quanto à estatura do seu filho, é sempre importante procurar um Endocrinopediatra. Devemos sempre lembrar que a estatura dos pais influencia bastante na estatura dos filhos e o desenvolvimento da puberdade também, mas as alterações do crescimento seja para mais (alta estatura) ou para menos (baixa estatura) devem ser sempre avaliadas e acompanhadas, para que se alguma alteração hormonal for detectada, o tratamento possa ser o mais precoce e eficaz possível.

DISTÚRBIOS DA PUBERDADE

A puberdade é caracterizada pelo surgimento dos caracteres sexuais nos meninos e nas meninas. Nos meninos, ela pode se iniciar a partir dos 9 anos através do aparecimento de pelos pubianos, axilares e aumento do volume dos testículos. Nas meninas, ela pode se iniciar a partir dos 8 anos e se caracteriza pelo aparecimento de pelos pubianos, axilares e broto mamário. A menarca (primeira menstruação) pode ocorrer a partir dos 10 anos. É durante a puberdade que ocorre o estirão (fase de maior crescimento) em ambos os sexos e, quando a puberdade se completa, há término do crescimento e a criança atinge a estatura adulta. Por isso, saber se a puberdade iniciou-se corretamente e está evoluindo de forma adequada é muito importante, para identificar alterações no crescimento e para que distúrbios psicossociais possam ser evitados.


DISLIPIDEMIAS
Crianças também têm colesterol alto?

A dislipidemia é um aumento dos lipídeos no plasma. Tem como clínica, um aumento do colesterol e/ ou dos triglicerídeos. O aumento do colesterol na infância está relacionado com a colesterolemia do adulto, sendo então, importante fator de risco para doenças cardiovasculares (infarto, derrame) precocemente no adulto. Crianças com história na família de colesterol ou triglicerídeos altos, crianças obesas, com diabetes ou pressão alta, devem ter seus níveis de colesterol e triglicerídeos dosados periodicamente.

ALTERAÇÕES DA GLÂNDULA TIREOIDE
Todo mundo tem tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, responsável pelo funcionamento adequado de todo o organismo e pelo crescimento e desenvolvimento nas crianças. Quando ela tem sua função alterada para mais, a doença é chamada de hipertireoidismo e pode ser de caráter autoimune, levando a emagrecimento, taquicardia (coração disparado), suores, puberdade precoce, alterações nos olhos, entre outros sinais e sintomas. Quando sua função é alterada para menos, a doença é chamada de hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode ter caráter autoimune e ser diagnosticado em crianças maiores com sintomas de constipação intestinal, ganho de peso, dificuldade escolar, pele e cabelos secos, entre outros. Também pode ter caráter congênito, sendo diagnosticado no teste do pezinho. Neste caso, geralmente a criança não apresenta sintomas, mas se não houver um tratamento precoce e adequado, a criança pode ter graves alterações no desenvolvimento (retardo mental) e crescimento. O tratamento para as alterações da tireoide é feito através de medicações orais e deve ser feito por toda a vida.

AGENDE SUA CONSULTA VIA WHATSAPP AGORA MESMO!
É SIMPLES E RÁPIDO.

27. 99529-8441

ONDE ESTAMOS

Rua Angelindo Carrareto, 21
Morada de Camburi - Vitória - ES / CEP: 29062-505

contato@clinicaghpn.com.br

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados a Clínica GHPN

DESENVOLVIDO POR FBRANDÃO AGÊNCIA DIGITAL