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TREINE AO AR LIVRE SEM COLOCAR SUA SAÚDE EM RISCO

Escolha bem seu trajeto e conte com dicas de um profissional no começo

O clima de academia intimida ou até desagrada muita gente. Mas só isso não serve como motivo para você continuar no sedentarismo, os exercícios na rua rendem ótimo condicionamento físico e, para serem praticados, só demandam alguns cuidados especiais. “Quem vai correr, por exemplo, precisa analisar o trajeto antes de sair para evitar lesões. Quer experimentar um treino ao ar livre? Então confira a seguir dicas de como fazer isso sem colocar sua saúde em risco.



1. Avaliação física: procure um médico e fale do seu objetivo, o especialista vai pedir exames mostrando quais são suas condições físicas e explicar se você deve pegar mais leve no começo até melhorar o condicionamento. O segundo passo é procurar um personal trainer e pedir p.ara ele transformar em treino as recomendações médicas.

2. Decida onde treinar: a corrida na areia, numa trilha ou no asfalto demandam cuidados específicos, começando pela escolha do tênis. Avalie antes qual vai ser o seu trajeto para evitar o desgaste das articulações, como joelhos e tornozelos. “A grama ou terra batida, por exemplo, absorvem o impacto e são indicados para treinos contínuos, já o asfalto é mais concentrado, ideal para treinos de tiro ou de ritmo”, afirma o personal trainer Guto Ferrari.

3. Considere o trânsito: quem vai correr no bairro precisa levar em conta o movimento dos carros e a presença de semáforos no trajeto. Calcule bem sua rota antes de sair para se prevenir de acidentes e também reduzir as interrupções ao longo do caminho por causa da passagem de veículos.

4. Prefira trajetos arborizados: nas grandes cidades, a poluição é a primeira inimiga a ser vencida. Se você vai correr ou pedalar em bairros de muito movimento, tente escolher as ruas com mais árvores. A vegetação dissipa os poluentes e você consegue respirar melhor. Se não for possível, avalie a possibilidade de correr num parque.

5. Saia do plano: monte um trajeto com subidas e descidas (sempre de acordo com o seu condicionamento). As inclinações são essenciais para fortalecer não só o sistema cardiorrespiratório como também os músculos, já que as passadas precisam ser mais fortes e controladas nesse tipo de trecho.

6. Aproveite o desafio das curvas: ruas com curvas são ótimas para o treino de equilíbrio, já que é necessário combinar velocidade e estabilidade para realizar o percurso. Completar ao menos um trecho de curva melhora a sua postura ao longo dos treinos.

 

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